TEMA: Espaço e Forma – Manejo na Educação Ambiental
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista o
tema transversal, Educação Ambiental, esta atividade proporcionará aos
educandos a oportunidade de trabalhar com espaço e forma da matemática, com
a navegação e pesquisa na internet, juntamente com as questões ambientaise produção de texto.
OBJETIVO GERAL: Identificar e diferenciar as
tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos, através de hipertextos e
internet; produzir a própria tirinha, criando personagens que falem sobre a
preservação do Meio Ambiente; desenvolver
uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade
apresentada.
Ensinar
aos adolescentes a fazer o uso adequado das ferramentas digitais tornando
os competentes na comunicação coletiva.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa,
Matemática e Meio Ambiente.
PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino fundamental.
METODOLOGIA: Trabalhos em grupo,
aprendizagem colaborativa através de WebQuest. Professor(a) deve conversar
com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em
quadrinhos.
Apresentar aos alunos uma história em
quadrinhos, através de revistinha:
Depois apresentar aos alunos umas tirinhas de
jornais (jornal local e/ou de grande circulação):
Em seguida, encaminhar os alunos para o
laboratório de informática, orientando-os a acessar os sites do assunto em
questão: meio ambiente,quadrinhose tiras.
Ao final da apresentação da história em
quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber
as diferenças entre ambas. A princípio os alunos acreditam serem iguais,
mas depois com a ajuda do(a) professor (a) eles passam a perceber: relação
ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais
longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam.
Depois da análise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir
uma tirinha pessoal. Para elaboração da tirinha é preciso da definição do
tema: sugerindo como tema o meio
ambiente e os cuidados para preservá-lo. Depois a
criação do roteiro: é uma história curta, com um, dois, três no máximo
quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um ou dois personagens. Entregue
para cada aluno uma folha de sulfite. Cada “tira”de 28 X 8, 28cm de largura
e 8cm de altura.
O(a) professor(a) deverá estimular os alunos a
perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é preciso utilizar
algumas formas geométricas como o quadrado e o retângulo. Aproveitar o
ensejo para questioná-los sobre as características contidas em cada forma
geométrica, bem como, qual foi o sentimento de produzir sua própria
tirinha. A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha
um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo,
porque esta é a proposta da tirinha de jornal.
RECURSOS:sites,
internet, apresentações, softwares, revistas em quadrinhos, tirinhas de
jornal, recortes de figuras geométricas.
EXECUÇÃO: 4 horas.
AVALIAÇÃO: Observação da
participação nas tarefas realizadas e compartilhamento dos conhecimentos
adquiridos.Os educandos serão avaliados de acordo com a participação e
desenvolvimento nas atividades propostas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Portal
do Professor, Google, Jornais.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário